Prostatite em homens: causas, sinais e tratamento

Urinação muito dolorosa, desconforto no períneo, hipertermia, uma diminuição da potência e da libido são problemas que enfrentam 80% dos homens de 45 a 50 anos, mas a maioria atrasa a visita ao médico até que a dor se torne insuficiente. Sintomas desagradáveis indicam a inflamação da próstata que requer tratamento urgente: a prostatite nos homens rapidamente se torna crônica e pode levar à infertilidade, disfunção sexual, oncologia.

O que é prostatite

A glândula próstata é um órgão que se assemelha a uma fruta e forma de castanha e localizada sob a bexiga. Sua parte inferior faz fronteira com a virilha. A próstata nos homens desempenha as seguintes funções: Secretor - o desenvolvimento de hormônios sexuais e um segredo que determina a qualidade do esperma e a barreira - a separação dos processos de ejaculação e micção.

O segundo nome da glândula está entre as pessoas para indicar uma doença comum que afeta cerca de metade da população masculina: quanto mais velho o risco de obter prostatite por doentes em caras de 20 a 25 anos é extremamente raro. A doença é perigosamente grave complicações, por isso é importante reconhecê -la em um estágio inicial.

O curso terapêutico leva até 14 dias, mais alguns meses do paciente requer observância estrita das medidas de prevenção. Se a doença conseguiu assumir uma forma crônica de risco de recaída é de 50%.

Classificação

O tratamento da glândula próstata nos homens às vezes atrasava por anos. A doença toma temporariamente a corrente assintomática para se lembrar depois de alguns meses com uma forte diminuição da imunidade, microflora intestinal prejudicada e outras situações estressantes para o corpo. A próstata de doença masculina tem várias formas:

  • Agudo. É caracterizado pela infecção bacteriana do tecido da próstata. Os sinais típicos são pronunciados síndrome da dor, um aumento crítico de temperatura. É necessário tratar a doença em um hospital;
  • Bacteriano crônico. A atenuação periódica dos sintomas é frequentemente percebida como um sinal de recuperação, mas esse é um próximo exacerbação de cada um dos seguintes prossegue mais pesado que os anteriores devido ao desenvolvimento de focos purulentos, a ocorrência de neoplasias;
  • Assintomático. Falta de sintomas com o desenvolvimento ativo da doença. Tal próstata nos homens é frequentemente detectada por acidente, de acordo com os resultados da análise da urina;
  • Granulomatosa. Cessação do funcionamento da glândula devido ao crescimento excessivo do tecido conjuntivo;
  • Síndrome da dor do pedal. Uma forma tódica difícil, acompanhada por constantes sensações doloridas na pelve, distúrbios neurológicos e psico -emocionais.

O que significa uma próstata nos homens? Primeiro de tudo, o diagnóstico significa a necessidade de reconsiderar um estilo de vida, ser paciente e seguir as recomendações de um médico - pode ser necessário ser tratado por um longo tempo.

Próstata saudável e dolorida em homens

Qual é a próstata nos homens?

Razões

O algoritmo exato para a ocorrência do processo inflamatório na glândula próstata não foi estabelecido, mas o padrão é revelado: a probabilidade de obter aumentos doentes com uma diminuição na imunidade geral. Por que isso está acontecendo? Patógenos infecciosos, caindo nas membranas mucosas de uma pessoa saudável, estão em um estado "adormecido" e não se espalham até o momento em que as funções de proteção do corpo estão enfraquecidas. Então a próstata masculina começa a se desenvolver.

Fatores de risco:

  • Hipotermia;
  • Lesões e contusões do períneo;
  • Sppp;
  • Estilo de vida inativo, trabalho sedentário;
  • Vida sexual inferior;
  • Contracepção ao interromper a relação sexual (ocorre ejaculação incompleta);
  • Estresse, neurose, depressão;
  • Maus hábitos - abuso de álcool, fumo;
  • Intoxicação com medicamentos.

Os médicos também indicam uma conexão entre moda a estreitar, apertar os genitais das calças e um aumento na incidência. Os sintomas da glândula próstata em homens que preferem jeans apertados são muito mais propensos a comer nos adeptos de um corte livre.

Etiologia da forma crônica

A prostatite permanente nos homens é uma conseqüência do tratamento inadequado (ou sua completa ausência) de inflamação aguda da próstata. Causas de exacerbações: doenças venereológicas, situações estressantes no trabalho e na família, restrição forçada do esvaziamento do reto ou bexiga, usando linho inferior estreito de tecidos sintéticos.

Um fator adicional são os fenômenos estagnados na pélvis causados por baixa mobilidade. O paciente que experimentou o que é uma próstata em forma aguda deve tomar todas as medidas para evitar a recaída: antes de tudo, vá a pé a mais para ativar a circulação sanguínea.

A glândula da próstata nos sintomas dos homens

Prostatite aguda

Três tipos do curso desta forma da doença são distinguidos: catarronas, foliculares, parenquimatosas (mais perigosas). No primeiro caso, o mal -estar começa com as dores na região pubiana e um ligeiro aumento de temperatura. Logo, um homem percebe desconforto ao urinar ou sexual, uma sensação duradoura de fadiga.

O tipo folicular é caracterizado por dor intensa no pênis e na região lombar: não permite que o intestino e a bexiga estejam vazios. Na ausência de tratamento, o terceiro tipo de doença se desenvolve.

Próstata parenquimatosa nos homens, o que é? A difícil micção entra em um atraso completo na urina, a temperatura corporal atinge 39-40 graus, a descarga mucosa do reto aparece. A condição é grave e requer hospitalização imediata.

Prostatite crônica

Os sintomas desta forma são frequentemente lubrificados, não expressos, o que complica o diagnóstico. A síndrome da dor assume um caráter constante, está localizada no abdome inferior e é facilmente tolerada. O desconforto aumenta após a intimidade.

A micção é um pouco difícil - um fluxo de urina é intermitente. As chamadas estão se tornando mais frequentes. Após a atividade física, a descarga não característica aparece na cabeça do pênis. Os distúrbios da ereção são possíveis. A temperatura é mantida na marca de 37 - 37,3 C.

Se forem observados sintomas crônicos de prostatite nos homens, o tratamento não deve ser adiado: a inflamação lenta pode levar à infertilidade.

dor nos genitais com prostatite

Diagnóstico

O apelo oportuno ao urologista é a melhor solução em caso de suspeita de inflamação da glândula próstata. O médico durante a recepção fará várias perguntas sobre bem -se familiarizar com o cartão médico do paciente para coletar uma anamnese. Em seguida, é realizado um exame externo e palpação do órgão através do reto.

Para esclarecer o diagnóstico, vários estudos são prescritos:

  • Análise secreta;
  • Ultrassom da próstata;
  • Cerca material para PCR;
  • Ressonância magnética dos órgãos pélvicos.

Se necessário, a vazão da urina é medida ao urinar com um dispositivo especial, um uroflower. As medições são feitas em uma clínica: o paciente esvazia a bexiga em um vaso especial com um sensor, que no final do processo fornece uma imagem gráfica.

Glândula prosnary em tratamento de homens

Antes da nomeação de um curso de tratamento, é importante identificar todos os fatores que provocaram o processo inflamatório. Ao esclarecer a causa exata da prostatite nos homens, o tratamento prossegue de maneira mais produtiva. O urologista desenvolve um programa abrangente individual, que inclui os seguintes elementos:

  • Terapia medicamentosa. Com etiralia viral, os medicamentos antivirais são prescritos e com lesão infecciosa, antibacteriana. Paralelamente, velas e cremes anti -inflamatórios, agentes imunoestimuladores, se necessário, são usados analgésicos;
  • Fisioterapia. O método é determinado com base na imagem da doença. Pode ser eletroforese, magnetoterapia, sessões a laser, UHF;
  • Massagem. O procedimento é realizado por um médico ou (após o treinamento) do cônjuge do paciente - o conforto emocional e o apoio da família são de grande importância para uma pessoa doente. A massagem melhora a saída da secreção purulenta-inflamatória dos ductos da glândula próstata.

A eficácia da terapia prescrita é estimada após 10 a 14 dias: se houver uma dinâmica positiva, o curso continua após um pequeno intervalo. Na ausência de melhorias, é tomada uma decisão para cancelar alguns medicamentos e procedimentos, substituindo -os por outros.

A nomeação de tratamento para prostatite pelo médico

Prevenção

A próstata nos homens, sintomas e tratamento é um tópico que cada representante do sexo mais forte deve ser estudado em detalhes, que atingiu a idade reprodutiva. Informações sobre medidas preventivas evitarão inflamação.

Como se proteger da prostatite? Recomenda -se evitar hipotermia e contatos sexuais desprotegidos, realizar testes regularmente para DSTs. Aproveite a bexiga em tempo hábil, escolha calças de corte grátis.